Priapus - Helênico (Grego)

O Deus Fálico Helênico (Grego)


Aparência

    Um homem de estatura baixa, bronzeado pelo sol, com um gorro, carrega uma cesta de frutas/legumes consigo geralmente. Sua característica mais famosa e principal é seu imenso Falo, oque permite facilmente identifica-lo em afrescos, murais, estátuas etc.

Nascimento    

    A origem de Priapus é um pouco incerta, algumas histórias dizem que Ele é filho de Dionísio e Afrodite, Priapus foi amaldiçoado por Hera devido a sua insatisfações com as condutas de Afrodite, e nasceu com uma face horrorosa mas com um Falo gigantesco; outras histórias dizem que ele é filho de Afrodite com adônis, ou de Dionísio com uma náiade, ou filho de Hermes ou Pan.

Domínio    

    Claramente identificado como grande ícone de fertilidade masculina, sendo portanto uma divindade fálica, mas apesar disso Suas atribuições como Divindade eram relacionadas também como promotor da fertilidade, não só como caráter sexual, mas de toda fertilidade relacionada ao agrícola desde vinhedos a colmeias, mas rebanhos e até pesca; mas também sua proteção, no início mais vinculado a proteção das hortas e rebanhos, mas depois foi incorporado a proteção do lar também.
  Era costume colocar símbolos fálicos nos jardins para atrair a proteção de Priapus e espantar ladrões

Epítetos

Ithyphallus ( Ιθυφαλλος - Falo Ereto
Tychon ( Τυχων- Fortuna

Oferendas

    Os sacrifícios oferecidos à Ele consiste nas primeiras frutificações/colheitas de jardins, vinhas e campos; de leite, mel, bolos, carneiros, e peixes. Seu animal sagrado tambem era sacrificado todo ano:

    Jumento 
    Seu animal símbolo, por representar seu lado campestre e por carregar o maior estigma do Deus, um falo igualmente grande.
    Os contos dizem que Priapus foi deitar-se com uma ninfa, mas acabou perdendo sua concentração e ereção devido a um burro que passava perto e urrou zombando do Deus. Vem daí seu ódio por Jumentos e sua exigência por sacrificarem eles à Priapus, mas não antes disso ele "amaldiçoa-los" com um enorme falo também.

Faloforia/Falloforie/Falogogia

  Eram procissões em homenagem e adoração ao Deus Dionísio, mas que depois era feitas a Priapus também, que carregavam grandes falos de madeira pelos campos, para abençoar a terra com fertilidade, aspergindo os campos com mel e suco de uva no final da procissão.

"Afastai-vos, dá lugar
ao deus! Porque ele quer
enorme, reto, túrgido, para
prosseguir no meio"
  
    "Uma ânfora cheia de vinho misturado com mel e um ramo de videira eram carregados na cabeça, então havia um homem que arrastava um bode para o sacrifício, seguido de um com um cesto de figos e, finalmente, as virgens carregavam um falo com o qual os campos eram irrigados" - Plutarco, filósofo e escritor.

Créditos


/ Io Priapus /



Para saber sobre Priapus no Panteão Romano, clique aqui

Fontes de Pesquisa : Theoi, Romanoimpero, 

Comentários