Priapo - Romano

O Deus Fálico Romano


"Ave Priapus, fecundo Pai, guardião, violador dos jardins.
Eu te invoco, rubizzo¹, dissipador, espermático
Tu que semeias a vida.
Deflorador, espanto das virgens, ígneo, falópodo²,
fugitivo de ladrões e pássaros, senhor da figueira, magmático.
Venha até nós, possua-nos com o calor do seu fogo, dê-nos o ardor
que te invade, ou comburente.
Desvende os mistérios do falo escondido pela foice curva,
ambidestra, chicote de cinedi. Irrumador³,
rostro do mar, mudo, manchado de sangue, senhor do burro,
venha aos nossos espasmos sagrados.
Senhor da Orgia, sacrifique nossos atos, vivifique nossas mentes
Obsceno, Itifallo4, Jectador5, Ave!

1- Vermelho, além de ser uma das Suas cores era relacionado também a seu tom de pele avermelhado ou seu gorro  2- Podo significa pé, interpreto que seja referenciando seu enorme Falo que chegava aos pés   3- Tradução literal: Fodedor de bocas, expressão da Roma antiga; diverge de Felar, que significa chupar;  4- Epíteto para Falo Ereto ;  5- Possível tradução: Jorrador, jectador  foi traduzido do italiano Iectaore para o PTBR.


    Priapo se assemelha bastante a sua contraparte grega (para ler sobre clique aqui), mas diferente do helênico (grego) sua face sexual fica notarialmente mais evidente, não apenas no âmbito de fertilidade, mas do prazer. 

- Ele é o protetor dos jardins e hortas, guardião dos rebanhos e cardumes, livra as casas dos ladrões;

"Qualquer um que cruzar a fronteira do meu pequeno campo com más intenções vai perceber que eu não sou castrado"

"Esse cetro que, uma vez cortado da árvore, (...) vou enfiar no ladrão na alma das vísceras até o púbis e até o cabo das bolas."

Protetor e Guardião 

Nos jardins e hortas, ícones e imagens do Deus e/ou de Seu Falo eram colocadas em aviso aos ladrões e malfeitores. Um outro símbolo de poder protetivo relacionado à Priapo era a figa, o gesto de colocar o polegar entra o indicador e o médio trazia a proteção do Deus, afastando o mal, podia ser feito na mão ou carregado como amuleto; havia a crença de que o obsceno afastava o mal, e o gesto simboliza o Falo penetrando. Mas além disso era muito comum na Antiga Roma o uso de amuletos fálicos, os Priapeus, que espantavam mal olhado, protegiam as pessoas que o usassem e garantiam boa Saúde.


- Ele é O Deus do Falo, do Sexo, e o Provedor da fertilidade; 

"Você me pergunta por que eu tenho as partes obscenas descobertas?
E eu pergunto a você: por que os outros deuses não cobrem suas armas?
O senhor do mundo segura o relâmpago em suas mãos, abertamente;
nem o deus do mar é visto cobrindo o tridente.
Nem mesmo Marte esconde aquela espada que o distingue
E nem mesmo Pallas esconde a lança em seu peito quente.
Vemos Febo com vergonha de segurar flechas douradas?
Diana mantém a aljava escondida?
O Alcide esconde o poder dos nodosos clava dos olhos?
Talvez o deus alado mantenha o caduceu sob seu manto?
Quem já viu Baco cobrir o delicado tirso sob seu manto?
Quem te viu, amor, com a tocha escondida?
Portanto, não me culpe se eu sempre mantiver meu pau fora:
se você abaixar a arma, estou perdido! "

    Talvez soe meio grosseiro, o jeito que Ele fala e como falam Dele, mas é porque agora Priapo não é mais apenas um Deus dos camponeses, ele se tornou um Deus do Povo como um todo, ele está lá paras as pessoas de camadas mais baixas cuidando de prostitutos e prostitutas, mas também está relacionado nas cerimônias de casamentos da alta burguesia romana.

Mesmo sendo um Deus da sexualidade, Priapo não tolera abusos e estupros:

"Que os deuses e deusas neguem a você a isca dos dentes,
ou lamber do meu amigo mais próximo,
por sua causa a menina antes forte e sincera,
costumava vir a mim com um passo rápido,
agora rasgado no clitóris, ela jura que dificilmente pode
andar nas nádegas."

Priapéia

    Um conjunto de 95 poemas em exaltação ao Deus Priapo e Seu Falo, o(s) autor(es) são desconhecidos, as acredita-se que tenha sido um grupo, a maioria dos poemas foi escrita na época da Antiga Roma, outros na Grécia, alguns vieram depois e foram acrescentados.; em tom jocoso que beira ao sarcasmo mas ao mesmo tempo brincalhão, tal como o Deus, os poemas não foram feitos para pessoas sexualmente sensíveis. Um dos poucos poemas dele disponíveis na internet:

"Se, rústico, pareço ter inculta fala,

perdão!, não junto livros, junto frutos.

Mas rude embora, à força eu ouço meu senhor

a ler, e uns termos aprendi de Homero:

p’ra nós o que é caralho chama de karákalon 

e o que chamamos cu chama de cúleon.

Se merdaléon é aquilo que não tem limpeza,

é merdaleu o pinto dos que enrabam.

Mais!: se a buceta Argiva não quisesse um pau

Troiano, não lerias a epopéia.

Não fosse tão famoso o pinto de Agamêmnon,

Crises nada teria a reclamar.

O mesmo pau tirou do amigo a doce amante:

sendo de Aquiles, quis que fosse sua,

e um triste canto o herói cantou à Peletrônia

cítara, estando teso mais que a cítara.

Na ira então começa a Ilíada famosa

foi o princípio do sagrado canto.

O outro conta a errância do falaz Ulisses

e, a bem dizer, tesão foi que o moveu:

lemos de uma raiz que gera flor dourada

que, embora moly a chamem, era um pau;

lemos que Circe, que a Atlantíade Calipso

quiseram grandes dotes ver de Ulisses.

Depois, ao ver que mal cobriu seu membro um espesso

ramo, a filha de Alcínoo se espantou.

Mas volta o herói à velha esposa só pensando,

Penélope, na tua bocetinha,

e mesmo casta já fazias teus banquetes

por ter de fodedores cheia a casa,

e por saberes qual o mais valente assim

falaste aos pretendentes excitados:

'Ninguém mais duro pau ergueu que o meu Ulisses,

servindo-se de força ou de perícia.

Agora que ele é morto, ficai duros, quero

saber quem é que é homem como aquele.'

E eu poderia assim te dar prazer, Penélope,

mas então não me tinham feito ainda."

/ Ave Priapo /


Para saber sobre Priapo no Panteão Helênico (Grego), clique aqui

Fontes de Pesquisa : Romanoimpero, Theoi,

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