Mutunus Tutunus - Romano
O Deus Masculino do Casamento
Crédito |
Na religiosidade romana havia o Deus Mutunus Tutunus (Matinus Titinus), apesar das semelhanças e comparações com Priapo Ele é uma divindade fálica relacionado principalmente ao casamento, além de que Priapo é retratado em forma humana com gigantesco Falo, já Mutunus apesar do dracma acabou sendo mais incorporado a figura do Falo em si, apesar de ficar claro que Ele não é Fascinus.
O rito acontecia nas preliminares ao casamento em que supostamente as noivas montavam o enorme Falo de Mutunus, para se preparem para as relações sexuais futuras
"O apologista cristão Arnobius diz que as matronas romanas foram levadas para um passeio (inequitare) no "terrível falo" de Tutuno com suas "imensas partes vergonhosas", mas outras fontes especificam que são as noivas que aprenderam através do ritual a não se envergonharem do sexo: "Tutinus, em cujo colo vergonhoso estão as noivas, para que o deus pareça provar sua vergonha antes do fato." Festus, o gramático do século 2, é a única fonte latina clássica a tomar nota do deus, e a caracterização do rito por fontes cristãs é provavelmente hostil ou tendenciosa"
O nome do Deus está relacionado a mūtō (ou muttō) e mūtōnium, gírias em latim para o falo, apesar de raramente terem sido registradas; mutto também era utilizado como o terceiro cognome (nomeação romana para alguém) para homem romano.
" Lucilius oferece o primeiro exemplo registrado de ambas as formas: at laeva lacrimas muttoni absterget amica ("Uma namorada enxuga as lágrimas de Mutto - quer dizer, sua mão esquerda") e o derivado mūtōnium. Mūtōnium pode ter substituído a forma anterior, como aparece mais tarde entre os grafites de Pompeia. Horace tem um diálogo com seu muttō : "O que você quer? Certamente você não está exigindo uma neta do grão- cônsul como uma boceta?" Lucilius e Horace, portanto, personificam o mutto . Mūtūniātus , usado por Martial e no Corpus Priapeorum , descreve um homem "bem dotado". Ambas as partes do nome Mūtūnus Tūtūnus são reduplicativas , Tītīnus talvez de tītus , outra gíria para "pênis". "
Seu Santuário se localiza na Colina Velian, apesar de não se saber exatamente aonde; supostamente está desde a fundação de Roma e durou até o século 1 AC, onde foi derrubado para fazer uma casa de banho privado para um "pontífice e partidário de Augusto Domício Calvino"
"Examinando essas conexões, Robert Palmer concluiu que o antigo culto de Mutunus foi fundido com o do Pai Liber , que era identificado de várias maneiras ou compartilhava atributos com Júpiter, Baco e Lampsacene Priapus. Palmer conjeturou ainda que foi Mutunus, na forma de Liber, a quem Júlio César fez sacrifício no dia de seu assassinato, recebendo os maus presságios que o conspirador Decimus Brutus o incentivou a ignorar. César já havia celebrado sua vitória na Batalha de Munda na Liberalia , ou festival de Liber realizado em 17 de março, e visitou a casa do pontífice Calvinus nos idos de março, perto do santuário arcaico de Mutunus-Liber."
/ Ave Mutunus Tutunus /
Fontes: WikipediaEn
Comentários
Postar um comentário